O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Campeonato Mundial de Xadrez 960 para computadores

Campeonato Mundial Livingston de Xadrez 960 para Computadores, Categoria 29, é o torneio mais forte já disputado!

Pela quarta vez durante o torneio Chess Classic, em Mainz, Alemanha, será disputado o campeonato mundial de xadrez 960 para computadores. No ano passado, quatro poderosos programas se enfrentaram em sistema de rodízio: Rybka, Shredder, Jonny e Spike. Rybka, desenvolvido por Vasik Rajlich, venceu a final contra Shredder, o melhor programa alemão, e garantiu o título.

Ambos irão jogar novamente em Mainz entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. Eles serão desafiados por outros dois programas de peso, que se classificaram pelo torneio online do ICC: Naum, produzido por Alexander Naumov, e Deep Sjeng, invento do programador belga Gian-Carlo Pascutto. Essas quatro máquinas ocupam atualmente as quatro primeiras posições na lista de xadrez 960 (ou xadrez aleatório de Fischer) para computadores. Segundo os cálculos do árbitro Hans Secelle, a média da pontuação de Rybka, Shredder, Naum e Deep Sjeng atinge 2981 pontos (3052 + 2970 + 2956 + 2947).

Participantes

O atual campeão – Rybka não apenas venceu o título mundial Chess960 no ano passado, mas também o campeonato mundial da ICGA (Associação Internacional de Jogos para Computadores), realizado em Amsterdã. A máquina norte-americana tentará vencer os dois títulos novamente: depois do torneio em Mainz, Rybka jogará o mundial da ICGA em Pequim a fim de confirmar a sua excepcional posição na cena do xadrez para computadores. Depois de viajar o mundo como programador de softwares, Vasik Rajlich, a mente por trás de Rybka, reside hoje em Budapeste, Hungria, e trabalha integralmente em seu programa de xadrez. Sua esposa, Iweta, que é a principal responsável por testar Rybka, estará em Mainz por dois motivos: dará assistência ao marido durante o torneio para computadores e jogará ela própria o Aberto de Xadrez 960 da FiNet. O novo Rybka 3 será lançado este mês; para mais detalhes, visite o portal www.rybkachess.com .

O veterano – Stefan Meyer-Kahlen trabalha em seu programa Shredder Chess desde 1993. Os exemplares estão disponíveis no mercado desde 1997 e várias versões foram vendidas em mais de 100 países. Hoje, Shredder é um dos nomes mais famosos no mundo do xadrez, sendo usado por jogadores de todas as partes do globo, de amadores a campeões mundiais. O programa pode ser usado para jogar ou para analisar partidas e posições e é considerado um dos melhores do mundo. Desde 1996, Shredder ganhou 12 títulos mundiais de xadrez para computadores, o que o coloca como o programa mais bem-sucedido do gênero. Stefan Meyer-Kahlen jogou várias vezes em Mainz e tem usado programas inovadores, como o Pocket Fritz, contra grandes mestres do calibre de Leko, Adams e Radjabov. Shredder venceu o título mundial em 2006 e certamente tentará recuperá-lo! Confira o portal www.shredderchess.com para maiores informações.

Os desafiantes – Em junho, o Internet Chess Club, em conjunto com o Chess Tigers, organizou o 2° Campeonato de Xadrez 960 pela Internet. Depois do grande sucesso do primeiro torneio, foram realizadas duas competições separadas, uma para humanos (vencida por Hikaru Nakamura) e outra para computadores. Nas finais, dois programas se classificaram para Mainz: Naum e Deep Sjeng. Os seus respectivos programadores, Naumov e Pascutto, já jogaram em Mainz e lançaram recentemente novas versões dos seus programas, bastante aperfeiçoadas. Deep Sjeng tem jogado torneios muito fortes: no prestigiado ICT, em Leiden, Holanda, o programa conseguiu a incrível marca de 8 pontos em 9 possíveis, tendo sido superado apenas por Rybka. Algumas semanas depois, Deep Sjeng venceu o “torneio dos programadores”, na Bélgica. Além de ter desenvolvido um formidável programa de xadrez, o versátil Gian-Carlo Pascutto elaborou programas para amantes de música e um forte programa de go (Leela). O portal www.sjeng.org traz informações adicionais e opções de descarregamento de arquivos.

Alexander Naumov não costuma participar de torneios de xadrez, mas abrirá uma exceção para o Chess Classic e viajará do Canadá até Mainz. Naumov nasceu na Sérvia em 1969 e estudou ciência da computação na Universidade de Belgrado. Em 1994, ele se mudou para Toronto, onde trabalha como programador de C++ e Java, sobretudo para a indústria financeira. Ainda adolescente, escreveu seu primeiro programa de lógica, para o Commodore64. Em 1992, produziu o primeiro jogo que apresentava um algoritmo de busca (alfa-beta) similar aos dos computadores de xadrez. Começou a trabalhar no programa Naum em 2003, e a primeira versão foi desenvolvida apenas para computadores Palm. Contudo, assim que descobriu o poder competitivo da comunidade do PC, voltou sua atenção para este. Naumov está sempre procurando aperfeiçoar Naum e tem dois computadores trabalhando 24 horas por dia para testar as últimas idéias. O estilo de jogo de Naum é posicional. É excelente no meio-jogo, mas seu conhecimento de finais deve ser incrementado para a próxima versão. Você pode baixar o programa na página www.geocities.com/naum_chess . A versão gratuita para Palm continua disponível.

A lista

No endereço www.computerchess.org.uk/ccrl/404FRC , você pode conferir a atual colocação das melhores máquinas de xadrez 960.

Fonte: Fide
Tradução: Bebeto

Um comentário:

Anônimo disse...

Tradução do Grande Bebeto!!!
Diretor de Análises do Blog e colaborador desse trabalho.
hehehe