O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Rapidinhas pelo mundo

O presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov – também presidente da Calmúquia, uma das divisões federais da Rússia –, fez uma visita de trabalho a Montenegro no dia 9 de julho, a convite do primeiro-ministro do país, Milo Dukanovic. Ilyumzhinov expressou a sua satisfação com o convite e disse que esse é o terceiro encontro entre ele e Dukanovic. Os outros dois aconteceram em fevereiro de 2004, em Kotor, Montenegro, por ocasião da reunião do comitê presidencial da FIDE, e em setembro de 2006, em Herceg Novi, durante o Campeonato Europeu de Xadrez Juvenil.

De acordo com o presidente da FIDE, o xadrez está se desenvolvendo de forma dinâmica em Montenegro. Ele também destacou a atuação da Federação Montenegrina de Xadrez. Em junho de 2006, durante o Congresso da FIDE em Turim, Itália, a cidade de Budva foi nomeada para concorrer como sede da Olimpíada de Xadrez de 2010, mas acabou eliminada na terceira rodada por uma estreita margem de votos.

Em nome da FIDE, Ilyumzhinov agradeceu ao Governo de Montenegro e à Federação Montenegrina de Xadrez a entrega da candidatura do país para sediar a 40ª Olimpíada de Xadrez e o Congresso da FIDE em 2012. Ele declarou que Montenegro terá concorrentes muito fortes nessa disputa, como Turquia e Suécia. Ilyumzhinov também pediu que Dukanovic considere a possibilidade de introduzir o xadrez no currículo escolar do país. Por fim, ambos discutiram a viabilidade de ser estabelecido um centro enxadrístico em Montenegro.

Fonte: Fide
Tradução: Bebeto

Postagem corrigida (Tradução total)

Nenhum comentário: