O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

sábado, 12 de setembro de 2009

Nova disputa entre Karpov e Kasparov!

Em comemoração aos 25 anos da primeira disputa entre Karpov e Kasparov pelo título mundial e ao nascimento do xadrez moderno na cidade de Valência, Espanha, um novo encontro entre esses dois gigantes do tabuleiro acontecerá este mês na referida cidade. A abertura do evento será no dia 21 e incluirá uma conferência com os dois jogadores, um festival de recepção e uma exibição com partidas simultâneas. A disputa terá início no dia 22 com duas partidas rápidas (25 minutos de reflexão e 5 minutos de acréscimo por lance). No dia 23, novamente serão jogadas duas partidas rápidas. As oito últimas partidas, todas reservadas para o dia 24, serão em formato relâmpago (5 minutos + 2 segundos por lance). A cerimônia de encerramento será no dia 25.
Embora Kasparov tenha se aposentado das competições e Karpov se mantenha apenas semiativo, há certamente uma grande expectativa em torno do novo encontro, sobretudo pela rivalidade existente entre os dois jogadores, considerada a maior já vista no tabuleiro. No total, foram cinco disputas pelo título mundial (1984, 1985, 1986, 1987 e 1990), todas ganhas por Kasparov, mas o cômputo revela um equilíbrio impressionante: 21 vitórias de Kasparov, 19 de Karpov e 104 empates. No final de 2002, em Nova York, os dois novamente disputaram uma série de partidas, mas em formato rápido, e dessa vez a vitória coube a Karpov (2,5-1,5).
De acordo com os organizadores do evento, Karpov e Kasparov mantêm a rivalidade intacta: ficarão hospedados em hotéis diferentes e não pretendem se encontrar antes da disputa.
Eis o vídeo oficial do evento:



Nenhum comentário: