O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Ser tão Sertão

Cinqüentenário de publicação de Grande Sertão: Veredas, obra-prima de João Guimarães Rosa, é um bom motivo para entrar no universo mágico do autor mineiro

Ao escrever sobre uma grande personalidade, surge uma tentação poderosa: a de logo emplacá-lo em um ranking de "o mais importante de seu tempo", "o dos melhores de sua área de atuação" ou qualquer outra catalogação que ajude o leitor a entender a relevância da obra e do criador em questão. A tentação aumenta quando a figura é João Guimarães Rosa, o autor de Grande Sertão: Veredas, livro que completa 50 anos de publicação em 2006. Lançado em 1956, ocupa quase 600 páginas, nas quais se acompanha a saga de Riobaldo, um típico jagunço do sertão mineiro. E a pergunta é inevitável: em que lugar da literatura brasileira está Grande Sertão? "Em primeiro", responde a professora aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) Nilce Sant'Anna Martins (veja boxe Ave, Palavra!), autora de O Léxico de Guimarães Rosa (Edusp, 2001). A mesma resposta vem também de Walnice Nogueira Galvão, professora de teoria literária e literatura comparada da USP e autora de Guimarães Rosa (Publifolha, 2000) e Formas do Falso - Um Estudo Sobre a Ambigüidade no Grande Sertão (Perspectiva, 1972). "Trata-se do livro mais rico e significativo da literatura brasileira. É de uma ambição enorme. Guimarães Rosa quis fazer - e de fato fez - uma grande meditação metafísica sobre a plebe rural brasileira, sobre esse homem pobre do interior do Brasil", comenta Walnice. Independentemente de listas e rankings, o fato é que o romance, pontuado por batalhas entre jagunços e coronéis, histórias de amor e pactos com o diabo, é tido como um profundo mergulho na vida do sertão. Para escrevê-lo, em suas andanças pela região, Guimarães Rosa sempre levava a inseparável cadernetinha, a quem contava tudo que via e ouvia.

Exímio jogador de xadrez
Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908 em Cordisburgo, cidadezinha do sertão de Minas Gerais, e por lá ficou até os 9 anos, quando se mudou para Belo Horizonte. Na capital do estado, salvo uma breve estada em São João del Rei, viveu até completar a faculdade de medicina. Ainda criança, já acenava para aquela que, segundo ele mesmo, seria sua "eterna amante": a língua. A paixão por idiomas tornou-o um poliglota. Ainda pequeno, aventurou-se pelo francês e holandês. Adulto, dominava também o inglês, alemão, russo, italiano e espanhol. Foi esse interesse que o empurrou para a diplomacia, carreira que abraçaria após abandonar a medicina. "(...) Repugna-me qualquer trabalho material", dizia. "Só posso agir satisfeito no terreno das teorias, dos textos, do raciocínio puro, dos subjetivismos. Sou um jogador de xadrez. Nunca pude, por exemplo, com o bilhar ou com o futebol." Antes do fim da década de 30, Guimarães Rosa prestou concurso no Itamaraty, no qual foi aprovado em segundo lugar, dando início à carreira como diplomata. Com o nazismo rondando a Europa, ele foi nomeado cônsul em Hamburgo, na Alemanha, em 1938. Durante a guerra, usou sua posição para aplacar o pavor de alguns perseguidos pelo regime do ditador alemão Adolf Hitler, concedendo-lhes o visto brasileiro. Mais tarde foi homenageado pelo governo israelense por tal feito. Tanto ele quanto Aracy de Carvalho, sua segunda esposa, dão nome a um bosque nos arredores de Jerusalém. Na literatura, estreou em 1929, quando escreveu quatro contos para a revista O Cruzeiro. Somente em 1946, publicou Sagarana, com nove contos. Ficou, então, dez anos recolhido até lançar Corpo de Baile, em 1956, obra que reúne três histórias: Manuelzão e Miguilim, No Urubuquaquá, no Pinhém e Noites do Sertão. Pouco depois veio Grande Sertão: Veredas e com ele a consagração (veja boxe O encontro da cidade com o sertão). Seguiram-se à obra-prima Primeiras Estórias (1962), Tutaméia: Terceiras Estórias (1967), Estas Estórias (1969) e Ave, Palavra (1970), sendo esses dois últimos obras póstumas. Em 1961, Guimarães Rosa recebeu o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), pelo conjunto da obra e, dois anos mais tarde, foi eleito por unanimidade como o mais novo membro da casa. A morte surpreendeu-o ainda jovem, aos 59 anos, e deu-se por problemas no coração. "Ele não teve uma vida muito longa, mas foi o suficiente para deixar uma das maiores obras da literatura", diz Nilce Martins. Para ele, como escreveu em Grande Sertão: Veredas, "viver é sempre foi muito perigoso."

Poesia e tolerância
O ineditismo da obra não está exatamente em contar histórias do sertão, mas o que guarda toda a diferença é o modo como Rosa trabalhou o enredo. "Graciliano Ramos fez isso em Vidas Secas (1938)", diz Walnice. "Mas não com tanta ambição, profundidade e elaboração artística da linguagem. Nesse aspecto, Guimarães Rosa é imbatível. Ninguém chegou aos pés dele nem vai chegar, porque a literatura brasileira já tomou outro rumo." Para Walnice, a ambigüidade estrutural de Grande Sertão confirma a genialidade comumente associada ao autor. "Nada no livro é unívoco, tudo tem pelo menos duas interpretações", diz. "O narrador protagonista, o Riobaldo, é, por exemplo, um jagunço e um fazendeiro rico ao mesmo tempo. É também analfabeto e letrado. No geral, todas as pessoas que aparecem no livro são divididas entre Deus e o diabo, o bem e o mal. Até mesmo Diadorim, outro personagem, é homem, mas também é mulher." A professora explica que é justamente essa ambigüidade que torna a obra mais rica, interessante e cheia de "compaixão e humanidade". Uma complexa metáfora do apreço pela tolerância. "Guimarães Rosa tinha muito respeito pela diversidade que cerca o ser humano e seus comportamentos", analisa Walnice. "Isso aparece também em outros livros seus."

Fonte: SESCSP

Nenhum comentário: