O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Wijk aan Zee



Wijk aan Zee (pronunciado Veik an ze) é uma cidade pequena na costa do Mar do Norte, na municipalidade de Beverwijk, província da Holanda, ao norte dos países baixos. O prestigioso torneio Corus, anteriormente chamado de Hoogovens, é realizado todos os anos. Devido à sua posição à beira-mar, Wijk aan Zee tornou-se um destino popular entre turistas. Embora isto seja refletido na economia da vila (que consiste em grande parte em bares e nos hotéis), Wijk aan Zee continua a funcionar mais ou menos tradicionalmente. Um sentido da comunidade é mantido, que é difícil de encontrar em outras vilas à beira-mar, e que se manifesta com um âmbito público vibrante e um forte pontecial de organização. Em 1999, Wijk aan Zee nomeou-se "Vila cultural na Europa”, em reconhecimento à natureza especial daquele povoado. Passados três anos que a vila dinamarquesa de Tommerup tinha reivindicado tal título, Wijk aan Zee veio junto, com as vilas da Inglaterra, da Estônia, França, Grécia, Itália, Espanha, Alemanha, Dinamarca, República Checa e Hungria, num esforço para determinar o papel e o futuro das vilas na Europa, mas para ajudar-se igualmente a encontrar maneiras de lidar com as dificuldades que vêm às comunidades pequenas hoje em dia. Todos os anos, outras destas vilas obtém o título de "Vila cultural da Europa". Durante os últimos anos, o projeto cultural da vila conduziu a um retrato cada vez mais refinado do que as vilas têm que oferecer e de como o oferecer. Simultaneamente, isto trouxe uma crítica social que fosse relevante às áreas urbanas também. Atraiu a atenção do governo holandês, que pediu que um dos iniciadores do projeto escrevesse um rascunho sobre como 'construir' as vilas.

Fonte: http://www.wikipedia.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom...primeira rodada de brancas contra um fortíssimo oponente - Z. Efimenko. Provavelmente uma India da Dama ou Ninzoíndia... e a possibilidade de jogar uma partida técnica ! Boa sorte Mecking!