O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

sábado, 8 de novembro de 2008

Mundial de Xadrez-Relâmpago: Domínguez é o campeão!

Conforme anunciado pelo CLX no decorrer da semana, o GM cubano Leinier Domínguez era um dos pretendentes ao título mundial de xadrez-relâmpago e também o único representante latino-americano da competição. Diante de feras como Ivanchuk, Svidler, Morozevich, Radjabov, Mamedyarov, Grischuk e outros nove GMs, ele demonstrou toda a sua força ao permanecer invicto em 15 rodadas (+8 =7) e arrebatar a coroa de campeão com 11,5 pontos, meio ponto à frente de Ivanchuk, campeão do ano passado. Peter Svidler, que recentemente venceu o campeonato russo pela quinta vez, ficou na terceira colocação.


Eis a tabela com os resultados (de acordo com o portal The Week in Chess):


O torneio, ocorrido em Almaty, no Cazaquistão, foi disputado no sistema todos contra todos com tempo de 5 minutos para cada jogador, sem acréscimo. A premiação total foi de US$ 297.000,00 (algo em torno de R$ 640.000,00).

O destaque negativo ficou por conta de Judit Polgár, que somou apenas 2,5 pontos nas 15 rodadas (+1 =3 -11).

Após essa vitória, Domínguez se prepara para representar a equipe cubana na Olimpíada de Dresden, que tem início na próxima semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeita matéria!
Valeu Bebeto!!!