Svidler consegue superar seu último resultado, em 2007 e divide o 1º lugar com Jakowenko.
Comentários G.M Milos
O campeonato russo, que distribuiu 195 mil dólares em prêmios teve um tríplice empate na primeira colocação. entre Jakovenko, Svidler e Alekseev , todos com 7 pontos em 12 possíveis. A última rodada foi emocionante com os dois líderes perdendo ,com certa facilidade!
Alekseev x Svidler (0-1) e Jakovenko x Vitugov (1x0)
O torneio teve seis rodadas (todos contra todos duas vezes) e foi realizado no dia 28/10.
Veja a classificação final:
Após a décima primeira rodada Alekseev liderava isolado. Vitugov ganhou a segunda posição após vencer o até então líder Timofeev num belo final. Vale a pena conferir a armadilha criada por Vitiugov para vencer !
Após a décima rodada os líderes forão Timofeev , que derrotou Svidler em apenas 19 lances e Alekseev. A partida do Svidler, que levou uma miniatura e perdeu a liderança, foi uma CaroKan , ataque Panov e as pretas jogaram muito mal, deslocando suas peças para o flanco dama , permitindo um ataque fulminante contra o seu rei. Moro venceu facilmente Riazantsev, ganhando uma peça e convertendo a vantagem. Vitiugov, que podia assumir a liderança, caso vencesse, apenas empatou e continua bem na tabela. Duas partidas emocionantes com finais parecdios foram Alekseev-Maslak e Inarkiev-Lastin. Os finais foram de dama e torre contra dama e torre , com vários peões passados e os dois reis abertos, expostos ao ataque das peças pesadas. Ambos jogadores que tinham peões passados venceram levando seus reis para junto dos peões e os usando como escudos contra os xéques contrários.
A oitava rodada teve algumas partidas interessantes como Svidler-Vitiugov, que terminou empatada, mas Svidler esteve próximo da vitória. Moro, jogando de pretas, perdeu para Timofeev numa partida em que ele forçou demais. A partida entre Riazantsev e Inarkiev foi lutada, mas as outras três foram muito fracas e terminaram em rápidos empates.
Na sétima rodada o destaque ficou para a vitória de Alekseev sobre Riazantsev.
Uma grande vitória de Morozevich, ocorreu contra Jakovenko,numa partida emocionante, em que as brancas começaram melhores e pareciam ganhas, mas Moro defendeu-se muito bem, contratacando nos momentos certos e acabou vencendo. A partida está com algumas análises, mostrando os momentos críticos. A única jogada realmente errada das brancas, do ponto de vista posicional, foi h3 , que enfraqueceu as casas pretas.
Fonte: Milos
Nenhum comentário:
Postar um comentário