O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Escolas estaduais do Pará terão xadrez para estimular raciocínio lógico

A partir de abril, 420 escolas da Região Metropolitana de Belém receberão kits do jogo. Jogo também pode melhorar a concentração e promover a integração dos estudantes.
Fernanda Bassette Do G1, em São Paulo


Divulgação
Tabuleiro gigante de xadrez (Foto: Divulgação)
A paixão pelo xadrez foi o que motivou o professor de educação física Mário Cardoso a divulgar o jogo e ensinar as técnicas para alunos de uma escola pública de Salinópolis, no interior do Pará. O sucesso da iniciativa foi tão grande que a partir de abril 420 escolas da rede pública estadual do Pará receberão o jogo e passarão a integrar o projeto "Xadrez Escolar".
O objetivo da iniciativa é motivar os estudantes a aprenderem as técnicas do xadrez, o que pode ajudar na formação do aluno, especialmente porque normalmente quem joga xadrez melhora o racionício lógico e a concentração.
"Eu tinha uma paixão particular pelo xadrez e levei isso para os meus alunos. Depois de alguns anos, resolvi tentar expandir o projeto e procurei a Secretaria Estadual de Educação. A idéia foi bem aceita e o governo liberou R$ 463 mil para a aquisição dos jogos e materiais para treinamento dos professores", afirmou Cardoso, que é o coordenador do programa.

Divulgação
Estudantes jogam xadrez em tabuleiro gigante (Foto: Divulgação)
Pelo projeto inicial, todas as escolas da Região Metropolitana de Belém receberão um kit com dez jogos, um relógio, um mural didático e livros sobre o xadrez. Os demais municípios receberão o kit em pelo menos uma das escolas da rede estadual.

Além disso, para difundir o projeto nas instituições e motivar a comunidade para a prática do jogo, há um tabuleiro gigante e itinerante, que passará por todas as escolas com o objetivo de causar impacto visual nas crianças e atrair mais estudantes para o jogo.

"A intenção é expandir o xadrez para todas as escolas da rede pública. O tabuleiro gigante é especial porque atrai a curiosidade das crianças. Tenho alunos que são do tamanho das peças", disse o professor.
A capacitação dos professores já começou e os kits já foram comprados - eles devem ser entregues no início de abril. A expectativa é que o projeto mobilize quase dois mil professores e 235 mil alunos. Segundo a assessoria de imprensa do governo do Pará, o estado possui 1.323 escolas e 800 mil alunos na rede estadual.
Proposta não é formar atletas
O professor Cardoso destacou, no entanto, que o objetivo do projeto não é formar "atletas do xadrez" e sim formar um "cidadão através do xadrez", já que o jogo é capaz de promover a integração e intercâmbio entre os alunos; aumentar a concentração e o raciocínio lógico, melhorar a auto-estima dos estudantes e reduzir a evasão escolar.
"A experiência que eu tenho com o xadrez nas escolas é muito positiva. Melhora a concentração, a atenção, a auto-etima. Os alunos passam a pensar com mais racioncínio, pensam em estratégias. E eles acabam levando isso para o dia-a-dia deles", afirmou o professor.
Estudante pratica todos os dias
O estudante Arley Henrique de Souza Luz, 16 anos, é um dos alunos que aprendeu a jogar xadrez na escola. Ele contou que teve o primeiro contato com o jogo quando estava no primeiro ano do ensino médio e depois disso não parou mais. "Jogo todos os dias. Em casa com os amigos, na escola ou pela internet. Fico pelo menos uma hora jogando", disse.
Luz afirmou que depois que aprendeu as técnicas do xadrez, passou a ser um estudante mais ágil, mais concentrado e com melhor raciocínio lógico. "Vou prestar vestibular para o curso de física, então acho que o xadrez vai me ajudar muito", afirmou.
Governo federal tem programa
O Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e secretarias estaduais de educação mantém desde 2004 o projeto "Xadrez nas Escolas". Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Esporte, o programa é oferecido em 50 instituições de ensino de 25 estados, totalizando 1.250 escolas com o programa.
A expectativa do ministério é ampliar o programa para cem escolas por estado. O projeto conta com um investimento de R$10,32 anuais por criança e cada escola tem cerca de 350 jovens envolvidos na prática.

Obs: Apesar da notícia fazer referência ao mês de abril para início do projeto e o post ter sido publicado só agora, o que queremos realçar é a importância que o xadrez está ganhando no cenário nacional. Mas há muito ainda a ser feito! Continue jogando e ensinando XADREZ!

Fonte: http://educacao-ja.org.br


Nenhum comentário: