O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Você sabia?

Os primeiros relógios de xadrez eram relógios de areia.

O primeiro match jogado com limite de tempo foi entre Anderssen e Kolisch em 1861. Os jogadores tinham que fazer 24 jogadas em 2 horas.

Durante a revolução americana, os colonos tentaram renomear o Rei, a Dama e o Peão como Governador, General e Pioneiro.

O primeiro Campeonato Mundial de xadrez oficial foi celebrado em 1886 entre Wilhelm Steinitz e Johann H. Zuckertort e foi vencido por Steinitz, que se converteu assim no primeiro Campeão Mundial de Xadrez. O xadrez foi então o segundo esporte na História a ter um Campeão Mundial (o primeiro foi o Bilhar).

Wilhelm Steinitz foi o Campeão Mundial mais velho da História. Tinha 58 anos quando perdeu o título frente a Emanuel Lasker em 1894.

O Alemão Emanuel Lasker foi o Campeão do Mundo que reteve sua coroa durante mais tempo: 26 anos e 337 dias. Ganhou o título de W. Steinitz e o perdeu frente a J.R. Capablanca.

O Peruano Esteban Canal conseguiu o título de Grande Mestre em 1977, com a idade de 81 anos.

Miguel Najdorf, que nunca foi sequer finalista no Campeonato do Mundo, possui o recorde de ter enfrentado a todos os Campeões do Mundo, com exceção do primeiro (Steinitz) e incluindo Karpov e Kasparov. Venceu 5 deles.

Para acostumar-se a todas as vicissitudes dos torneios, Botvinnik (3 vezes Campeão do Mundo) treinava fazendo com que seu oponente lhe jogasse a fumaça do cigarro no rosto (atualmente, não é permitido fumar no local dos jogos).

O primeiro filme dedicado ao xadrez foi Chess Fever, rodado em Moscou em 1925 e protagonizado pelo então Campeão Mundial José Raúl Capablanca.

Em 1922, José R. Capablanca jogou uma simultânea contra 103 oponentes. Empatou uma partida e ganhou as restantes.

O Checo eslovaco Vlastimil Hort foi um dos maiores jogadores de partidas simultâneas e consecutivas de toda a História. Em 1977 jogou ao longo de 30 horas contra 550 oponentes, sendo que contra 201 o fez simultaneamente. Ao todo, só perdeu 10 partidas. Em 1984 conseguiu o recorde de maior número de partidas consecutivas jogadas, ao fazê-lo contra 663 jogadores durante 32 horas e meia e jogando, em alguns momentos, contra 100 simultaneamente. Ganhou cerca de 80% das partidas.

Em 1910, o mestre Austríaco Josef Krejcik deu uma simultânea contra 25 tabuleiros. Perdeu todas as partidas.

O Grande Mestre Aaron Nimzovich usava cartões de visita com a seguinte inscrição: A. Nimzovich, candidato ao Campeonato do Mundo de xadrez e Príncipe Coroado do mundo do xadrez.

O Grande Mestre Lothar Schmidt (árbitro do Campeonato do Mundo entre Spassky e Fischer) possui a maior biblioteca privada de xadrez do mundo, com 20.000 volumes.

O primeiro torneio de xadrez de que se tem notícia celebrou-se na Corte Real de Madri em 1575.

Numa ocasião, Bronstein demorou 50 minutos para realizar sua 1ª jogada.

Francisco R. Torres esteve pensando sua jogada durante 2 horas e 20 minutos numa partida contra Luis Santos, em Vigo, Espanha em 1980, o que até a data constitui o recorde de lentidão numa só jogada. Curiosamente, só tinha dois possíveis movimentos para fazer.

Num dos primeiros torneios femininos que se realizou, o primeiro prêmio era uma máquina de costurar.

A primeira coluna de xadrez publicada num jornal apareceu em 1813 no Liverpool Mercury.

A primeira revista de xadrez foi Lhe Palamede, fundada por La Bourdonnais em 1836.

A primeira Universidade a ter um Clube de xadrez foi a de Oxford em 1845.

O primeiro evento desportivo internacional depois da 2ª Guerra Mundial, que marcou inclusive o “debut” da União Soviética no esporte internacional, foi um match de xadrez jogado contra Estados Unidos por rádio em 1945 (o que foi também o primeiro match da História jogado por rádio). Nunca antes uma equipe representando a União Soviética tinha enfrentado nenhum outro país, em nenhum outro esporte.

A primeira partida de xadrez jogada entre o espaço e a Terra foi realizada em 9 de Junho de 1970, quando a tripulação da Soyuz-9 jogaram contra seus colegas de Terra. Os cosmonautas jogaram sobre um tabuleiro desenhado especificamente para a ocasião, tendo em conta a ausência de gravidade. A partida terminou em empate.

O primeiro quadro conhecido com o tema do xadrez é The Chess Players, pintado em 1490.

O primeiro balé conhecido baseado no xadrez foi o Ballet dês Echecs, representado para o Rei Luis XIV da França.

O Prêmio Nobel de Literatura, Elías Canetti, escreveu em 1935 a novela Auto da fé, na qual o protagonista é um homem chamado Fischer, que quer ser campeão do mundo de xadrez. O autêntico Bobby Fischer nasceu em 1943 (8 anos depois de ser escrita a novela) foi proclamado Campeão do Mundo de xadrez em 1972 .

O livro de xadrez mais vendido de todos os tempos foi Chess Made Easy (O xadrez feito fácil) publicado por C.J. Purdy e G. Koshnitsky em 1942.

O primeiro torneio da história de Xadrez Ativo (30 minutos por jogador) teve lugar em Gijón em 1988 e foi vencido por Karpov e Tukmakov. O primeiro Campeonato Mundial nesta modalidade foi celebrado no México e foi ganho também por Karpov.

Em 1950, T. Thomas foi o primeiro enxadrista cego a participar de uma Olimpíada de xadrez (Dubronik, Iugoslávia).

Em 1968, a Associação Braile de xadrez dos E.E.U.U. tinha só 25 membros cegos. À correspondente Associação na União Soviética pertenciam 150.000 cegos.

O maior número de jogadas sem que tenha havido nenhuma captura foi 57 e ocorreu numa partida Chajes-Grunfeld em 1923. A partida durou 15 horas e teve 121 movimentos.

Durante o Campeonato do Mundo de Reikjavik (Islândia), em 1972, entre Fischer e Spassky, a delegação russa atribuiu o mau jogo de Spassky a algum tipo de eflúvio ou corrente que emanava da cadeira de Fischer, até o ponto de apresentar uma reclamação a respeito. A cadeira foi efetivamente posta em quarentena e submetida à vigilância policial durante 24 horas, quando foi analisada mediante raios-X e diversos testes químicos.

Islândia é o país com maior número de enxadrista per capita. Com somente 250.000 habitantes (dados de 1997), tem 6 Grandes Mestres. O próprio estado financia a prática do xadrez mediante uma loteria.

Os recordes de vitórias por resultado mais avultado, em torneios internacionais ou matches, são de José R. Capablanca e Bobby Fischer. O primeiro conseguiu em 3 ocasiões deixar a zero o marcador de seu adversário e as 3 vezes foi em Nova York: em 1910 (7-0), em 1913 (13-0) e em 1914 (11-0). Por sua vez, o americano ganhou em 1963 o campeonato dos Estados Unidos com 11-0. E num mesmo Torneio de Candidatos bateu a Taimanov por 6-0 e A Larsen por outros 6-0.

Em 1983, Wolfram Harlman passou à História ao ocupar o último lugar do torneio de Hanover e, no entanto, bater ao Campeão do Mundo em xadrez ativo (Anatoly Karpov) nesse mesmo torneio. Karpov voltou a sofrer a mesma humilhação no ano seguinte, no torneio de Londres: foi derrotado pelo jogador que ficou em último.

Quantas aberturas diferentes existem? É fácil comprovar que há 400 posições diferentes depois da primeira jogada (uma das Brancas e outra das Negras); 72.084 depois da 2ª jogada e mais de 9 milhões depois da 3ª jogada. Depois de 4 jogadas por cada lado, existem mais de 280 milhões de posições diferentes. Este número se multiplica aproximadamente por 1000 a cada vez que tomamos em consideração uma jogada a mais. Depois da 6ª jogada, existem ao redor de 300 Bilhões de posições diferentes.
________________________________
Recordes dos Campeonatos do Mundo (dados até 1997):

Menor número de empates: 1 (Steinitz-Chigorin, 1889)
Maior número de empates: 40(Karpov-Kasparov, 1984-85)
Maior número de empates consecutivos: 17 (Karpov-Kasparov, 1984-85)
Partida mais longa: 124 jogadas (Korchnoi-Karpov, 1978)
Partida vencida em menor número de jogadas: 19 (Steinitz-Zukertort)
Match mais longo: 48 partidas (Karpov-Kasparov, 1984-85)
Maior número de partidas jogadas em Campeonatos do Mundo: 157 (Botvinnik)
Maior número de partidas vencidas em Campeonatos do Mundo: 52 (Lasker)
Maior número de matches jogados pelo título: 8 (Lasker)
Maior discrepância de idade entre os contendores: 32 anos (Steintitz-Lasker)
Reinado mais longo como Campeão do Mundo: 28 anos (Lasker)
Reinado mais curto: 1 ano (Mijhail Tal). Em realidade, este recorde pode atribuir-se a Max Euwe, que, depois de ser Campeão do Mundo entre 1935 e 1937 (ao vencer a Alekhine e voltar a ser derrotado pelo mesmo), foi nomeado Campeão do Mundo durante 1 único dia após a morte de Alekhine.
Campeão do Mundo mais jovem: Gary Kasparov aos 22 anos
Campeão do Mundo com a maior idade: Steinitz, ao derrotar a Chigorin aos 56 anos
Campeão do Mundo mais ativo: Karpov, com 32 torneios e 8 campeonatos por equipes. Segue-lhe Alekhine, que só participou em 16 torneios durante seu reinado.
Maior número de partidas jogadas sendo Campeão Mundial: Karpov com 454. Segue-lhe Petrosian com 265 partidas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rapazz realmente essas postagens estão realmente muito boas...

Parabéns a galera do site...

Abraços

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk
Hauhauahu
Essas realmente são notórias...
Ainda tem idiotas que dizem que xadrez eé monotono...