O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

O Grande Mequinho



Para aqueles com mais de 40 anos não é difícil se lembrar do maior enxadrista que o nosso país já produziu. Aprendeu a jogar xadrez com sua mãe aos 5 anos de idade e depois teve como professor o ilustre delegado de polícia em São Lourenço do Sul João Menna Barreto. Com apenas 12 anos de idade, Henrique Mecking já havia ganho o campeonato gaúcho absoluto, com 13 anos o brasileiro absoluto, com 15 o sul americano absoluto e mestre internacional (MI). Por ser tão jovem ficou carinhosamente conhecido pelo povo brasileiro como Mequinho, devido ao seu sobrenome.

Na década de 70 haviam 3 esportistas famosos no Brasil, Pelé, Emmerson Fittipaldi e Mequinho, como cita Luis Nassif em sua coluna na Folha de São Paulo.
Mequinho foi o primeiro Grande Mestre Internacional brasileiro (acima de GMI paira apenas o campeão mundial). Quando ele voltou do exterior após receber este título em 1972 foi calorosamente recebido no aeroporto do Rio de Janeiro pela bateria da escola de samba da Mangueira e logo em seguida pelo então presidente da república, Emílio Garrastazu Médice, no palácio do Planalto, o qual lhe deu um cargo de assessor no MEC.
Talvez um dos maiores feitos do nosso querido enxadrista seja uma partida em que ele jogou contra o mais famoso e também o mais forte enxadrista de todos os tempos, o americano Bobby Fischer, Mequinho era apenas Mestre Internacional (MI) quando empatou com o grande Fischer em Buenos Aires em 1970!
Mequinho, considerado um dos maiores gênios precoces da história do xadrez, figurando ao lado do cubano Capablanca e do americano Bobby Fischer, teve uma excelente atuação vencendo invicto o interzonal de 1973 (campeonato classifícatório para o Torneio dos candidatos). Neste torneio, realizado em Petrópolis no Rio de Janeiro, Mequinho derrotou vários jogadores do mais alto nível como o ex-campeão do mundo V. Smyslov. Em 1976 vence novamente o Interzonal em Manila, nas Filipinas, classificando-se mais uma vez para o Torneio dos Candidatos (última eliminatória para ser campeão mundial).
Como vencedor dos interzonais, Mequinho joga os Matches (para revelar o novo campeão do mundo) contra Viktor Korchnoi em 1974 e, contra Lev Polugayevsk em 1977(o maior teórico enxadrista da época). Em 1978 Mequinho atingi o Rating (pontuação) de 2635 da federação internacional de xadrez - FIDE- sendo, portanto, o terceiro melhor enxadrista do planeta, atrás apenas de Viktor Korchnoi (o vice-campeão mundial) e de Anatoly Karpov, o campeão mundial!
Em 1979 Mequinho foi acometido por uma grave e rara doença chamada Miastemia Gravis (doença que ataca os nervos. Mesma que matou o armador grego Onassis). Desacreditado pelos médicos do hospital de Houston, Texas, que lhe disseram que podia morrer a qualquer momento em 1979, Mequinho entra para a Renovação Carismática católica e hoje se encontra curado, como ele atribui, por um "milagre de Deus".


Sobre ele foram escritos dois livros: "Mequinho, o perfil de um gênio" (1983), de Rubens Alberto Filguth e, "Henrique Mechking: Latin Chess Genius" 1995 de Stephen W. Gordon.
Após 20 anos fora do cenário enxadrístico, Mequinho volta no ano de 2000 disputando com o seu mais forte adversário no país, o campeão brasileiro, Geovanni Vescovi.
No ano de 2001, Mequinho volta a jogar no circuito mundial, seu primeiro compromisso internacional depois de 20 anos de trégua, ele participa do Magistral Najdorf em Buenos Aires, onde enfrentou a grande elite do xadrez mundial, empatando com Judith Polgar (a melhor enxadrista do planeta), com a atual campeã do mundo e com o seu antigo rival, o suíço, Viktor Korchnoi (ex-vice-campeão mundial). No ano de 2002 Mequinho foi mais surpreendente ainda, representou o Brasil na olimpíada mundial de xadrez que aconteceu na cidade de Bled na Eslovênia, onde jogou 8 partidas, ganhando 5 e empatando 3 (81,5% de aproveitamento, o melhor latino americano do evento!), deixando o nosso país pela primeira vez na frente dos Estados Unidos e de Cuba numa olimpíada enxadrística.
O nosso Grande Mestre também é um membro do ICC, internet chess club, o maior clube de xadrez do mundo na internet, que conta com 25.000 jogadores ativos, sendo 200 Grande Mestres. Neste clube, Mecking já esteve por dez vezes em primeiro lugar no ranking, o que é considerado uma performance extraordinária. Neste clube, Mequinho joga com a conta Lorenzo, em homenagem a São Lourenço e, atribui seu fantástico desempenho a ele, Nossa Senhora e Jesus.Também em 2002 Mequinho realizou sete simultâneas de xadrez, sendo uma na Áustria (onde foi recebido pelo embaixador brasileiro neste país, obtendo um escore maior do que o ex-campeão mundial Anatoly Karpov) e as outras 6 no Brasil, sendo todas realizadas em shopping centers com grande público que foi prestigiar o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos!!
O último grande evento que Mequinho participou foi o Paulista Interclubes, torneio que contou com a elite brasileira do xadrez. Mecking jogou 7 partidas, ganhou 6, sendo uma contra Geovanni Vescovi, outra contra Crosa (fortíssimo mestre uruguaio) e, empatou apenas uma. Estes eventos nos últimos dois anos têm mostrado que o nosso antigo campeão já esta recuperado da doença que de tantas coisas lhe privou no passado e que este tem forças para voltar ao lugar que deixou em 1978: entre os três melhores do mundo!

Texto de Sandro Tavares

Nenhum comentário: