O Blog dos Amigos do Xadrez é um grupo de jogadores de diferentes regiões que possui como objetivo difundir o Xadrez através da internet, contando para isso com a divulgação de notícias do mundo enxadrístico atual, curiosidades, história e muito mais desse jogo que perdura há quase 3 milênios!!! Confira nosso acervo!

domingo, 4 de maio de 2008

Escola de Samba homenageará projeto Xadrez na Biblioteca


Projeto une xadrez e literatura


O projeto Xadrez na Biblioteca, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), será homenageado no desfile das escolas de samba do Carnaval 2008, que acontece no dia 16 de fevereiro no Parque da Oktoberfest. A Imperatriz do Sol contará a história do xadrez e levará para a Avenida o reconhecimento da população por este projeto que une pessoas de diversas faixas etárias e alia leitura e entretenimento. Alguns freqüentadores da Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski, onde o trabalho é desenvolvido, desfilarão na noite do sábado a convite da escola.
A iniciativa da Secretaria de Educação recebeu recomendação do Ministério da Educação e integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que relaciona os melhores projetos voltados à democratização da leitura no País. O Xadrez na Biblioteca é uma ação sócio-cultural que visa ampliar o número de usuários da biblioteca municipal e incentivar a leitura e o raciocínio lógico, além de promover a interação entre crianças, adultos e terceira idade.
As próximas turmas serão formadas a partir de março, mas o espaço está aberto o ano todo para os praticantes. O bibliotecário responsável pelo local, Jair Teves, explica que o diferencial é a utilização de livros durante as aulas. “Nos encontros, são utilizados livros enxadrísticos para interpretação de regras, ensino de táticas e pesquisa biográfica sobre importantes enxadristas”. De acordo com o bibliotecário, Santa Cruz possui a maior biblioteca pública do Estado em acervo de livros sobre xadrez.
Outra característica do projeto é o acesso para pessoas portadoras de deficiência. Para isso, o Xadrez na Biblioteca conta com tabuleiro especial em alto relevo e livros em braile. Desde 2007, os instrutores recebem deficientes visuais e auditivos para as aulas, que acontecem uma vez por semana, com duração de uma hora.
A Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski está localizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Rua Cel. Oscar Jost, 1551). O espaço fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h20. Doações de livros e materiais podem ser encaminhadas pelo telefone 3715-2446.

Artigo extraído de http://www.santacruz.rs.gov.br

Nenhum comentário: